Indicação do Deputado Gilberto Ribeiro visa capacitação do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Foto: Sandro Nascimento.

O Deputado Gilberto Ribeiro propõe ao Governo do Estado do Paraná e à Secretaria de Estado da Segurança Pública que providencie a capacitação do Corpo de Bombeiros  para ocorrências que envolvam abelhas, assegurando assim a defesa das populações rural e urbana.

Tal providência se mostra necessária diante do cenário que se instala, pois o ataque de abelhas vem se tornando cada vez mais recorrente no Estado do Paraná, tendo em vista que o número de ocorrências aumentou 5,7% entre 2010 e 2011.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), 965 ataques foram registrados de 2007 a 2011. Foram 786 ocorrências no ano passado, contra 743 em 2010, a maioria deles na Região Metropolitana de Curitiba, o que, segundo apicultores e pesquisadores, está intimamente ligado à ocupação dos seres humanos nos habitats naturais dos insetos.

Como exemplo, três pessoas ficaram feridas no último domingo, dia 16 de setembro, no bairro Belo Rincão, Colombo, após um ataque de abelhas. O acidente não pode ser evitado porque o Corpo de Bombeiros, ao ser acionado, afirmou não ter treinamento nem equipamentos para recolher os insetos.

Assim, verifica-se a urgente necessidade de capacitação do Corpo de Bombeiros para atender essas ocorrências.

Através de Requerimento, o Deputado Gilberto Ribeiro,  sugere que seja expedido ofício ao Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná para que providencie a capacitação dos profissionais junto a EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, com noções básicas de apicultura.

O objetivo do requerimento é o de informar aos militares do Corpo de Bombeiros acerca das características e comportamentos que se deve observar quanto ao manejo de abelhas.

Deputado Gilberto Ribeiro: “Com você , pra você e pra mais ninguém!”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *